



2010
2014
2017
2022
A proposta de construção de um Protocolo de Enfermagem foi iniciada na gestão do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de Goiás (Coren-GO) 2005-2008 e foi publicada em 2010 com o título “Protocolo de Enfermagem em Atenção à Saúde de Goiás”. Essa primeira edição contou com a participação de 14 enfermeiros, representantes de órgãos de gestão públicas de saúde e de ensino, que assumiram papel de organizadores e autores na elaboração do referido Protocolo. O grande desafio foi unir autores de diversas instituições e áreas distintas para elaborarem protocolos de enfermagem voltados para Atenção Primária, considerada uma experiência inovadora para enfermagem brasileira, especialmente para o estado de Goiás.
A primeira edição foi estruturada em 14 capítulos abordando as seguintes temáticas: pré-natal de baixo risco, atenção à saúde da criança, atenção à imunização, atenção ao adolescente, atenção à saúde da mulher, atenção à saúde da família, doenças sexualmente transmissíveis, atenção à hipertensão arterial, atenção à diabetes, atenção ao paciente com tuberculose, hanseníase e dengue, atenção à raiva e saúde do trabalhador. A segunda edição do Protocolo foi publicada em 2014, com avanço na organização do processo de trabalho por meio da constituição uma Câmara Técnica para revisão da primeira edição, composta por cinco enfermeiras organizadoras e uma jornalista, sendo que quatro enfermeiras participaram da primeira edição. Nessa elaboração, participaram 59 enfermeiros de diferentes áreas do conhecimento, instituições e órgãos de saúde, como autores.
Os protocolos foram revisados e atualizados e três novos temas foram incluídos na segunda edição: atenção à saúde do homem, atenção à saúde mental, atenção à saúde do idoso. Totalizando, assim, 16 protocolos consolidados em um livro, publicado no formato impresso e digital, que foi amplamente divulgado e distribuído em todo território goiano e em alguns eventos nacionais, bem como disponibilizado no site do Coren-GO.
A terceira edição do protocolo em 2017 foi composta por uma nova Câmara Técnica com sete enfermeiros organizadores e 135 autores, que revisaram os 16 protocolos existentes na segunda edição e ampliaram as áreas temáticas com outros dez novos protocolos voltados para assistência de enfermagem na Atenção Primária: gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde, atenção às pessoas com feridas, atenção domiciliar, saúde de grupos sociais vulneráveis, atenção às urgências e emergências, vigilância epidemiológica, segurança do paciente, processamento de produtos para saúde, plano de parto e atenção às urgências obstétricas.
A gestão 2021-2023 do Coren Goiás sugeriu a revisão da terceira edição do Protocolo, compondo uma nova Câmara Técnica com oito enfermeiros organizadores e 146 autores, que revisaram os 26 protocolos existentes e ampliaram as áreas temáticas com outros quatro novos protocolos voltados para assistência de enfermagem na Atenção Primária: atenção ao cuidado estético; Práticas Integrativas e Complementares (PICCS); preparo e respostas às emergências em saúde pública e prática de higienização das mãos na atenção primária, totalizando assim na quarta edição do protocolo 30 temáticas de protocolos de enfermagem.
Em todas as edições, o desafio de unir autores de diferentes áreas de atuação, representantes de instituições de ensino superior, secretaria de saúde do estado, secretarias de saúde de diversos municípios e outros estabelecimentos de saúde, tornou o processo enriquecedor. De tal modo que permitiu, aos profissionais enfermeiros, vislumbrarem a importância e o incentivo do uso desses protocolos na prática da enfermagem e gestão dos serviços de saúde, incentivando na construção de uma cultura de segurança ao paciente e ao trabalhador, que contribuirá na melhoria da gestão da qualidade nos serviços de saúde e na assistência prestada ao indivíduo e comunidade.
Caso você precise acessar uma versão mais antiga para pesquisa, levantamento de dados e análise de informações, aqui você pode baixar as versões anteriores, estão disponíveis para download gratuitamente.